sábado, 24 de julho de 2010

CHEGAR ATRASADO NOS ENSAIOS


Chegar atrasado mostra irresponsabilidade. E pode ter certeza professor, esse ator vai te deixar na mão no dia do espetáculo!

Em minhas aulas de teatro eu não permito o atraso. E dependendo do caso eu não aceito mais o ator no elenco. Eu sempre instruo meus atores da seguinte forma: vai atrasar, então ligue, avise. Assim, você vai ensinar a disciplina e responsabilidade. Eu sempre deixo claro as minhas normas, atrasou, não ensaia. Não participa, aliás , nem entra na escola, o portão estará fechado.

Mas, para isso valer, é preciso primeiramente que o professor seja cumpridor de seus horários. Se o professor não cumpre, só chega atrasado, ou se os alunos chegam sempre atrasados e o professor não toma nenhuma providencia, o grupo irá se acabar. Não durará por muito tempo.

No livro “A preparação do ator” de Stanislavski, ele relata o que o diretor disse para um ator que se atrasou para o ensaio:


“Nós todos chegamos aqui cheios de entusiasmo pelo trabalho que nos aguardava e, agora, graças ao senhor, todo esse ânimo destruiu-se. É difícil despertar a vontade criadora; matá-la é facílimo. Quando interfiro no meu próprio trabalho, isso é comigo, mas que direito tenho eu de atrasar o trabalho de uma equipe inteira? O ator, como o soldado, deve submeter-se a uma disciplina férrea.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário