terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Processo de montagem "O Condenado" 4º Encontro
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
TEATRO IMAGEM
Boal em seu livro "Jogos para atores e não-atores" nos ensina varios tipos de teatro. Mas um eu gostei muito e até já realizei com alunos: o Teatro Imagem.
Com um grupo de alunos, monta-se uma cena com estátuas. Usa-se apenas corpo e objeto. Não há palavras.
A cena mostra visulamente um pensamento coletivo, uma opinião generalizada, sobre um tema dado. Os espectadores interferem e mudam a cena.
Faz-se o esquema: Imagem conflito X Imagem sonho.
Por exemplo:
- Montamos uma cena de pessoas morrendo a mingua numa fila do SUS. (Imagem conflito). O público discutiu o que estavam vendo e mudaram a cena para pessoas sendo bem atendidas.
- Montamos uma cena de uma criança sendo assediada por um pedófilo. (Imagem conflito). O publico mudou a cena para uma criança brincando e o homem trabalhando. (Imagem sonho).
Esse tipo de teatro gera a discussão e reflexão.
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Processo de Montagem "O Condenado"" 3º Encontro
Discutimos mais uma vez sobre o livro e os filmes. Novos acréscimos foram feitos ao texto.
Depois, fiz um breve alongamento.
Com uma cadeira na diagonal, comecei a ler o texto e interpretá-lo, o diretor ia me passando algumas idéias. Muito poucas, queria me deixar livre.
De repente, ele me pede para correr pelo salão dando 20 voltas. Mas correr muito rápido, e ia gritando para correr mais rápido. Após as 20 voltas, eu deveria me sentar na cadeira e recomeçar a cena.
Estava muito ofegante, e nao consegui começar a cena de imediato. Após consegui iniciar, ele me pede para falar o texto, sem ler, e dando pulos, me abaixando até o chão e me erguendo com um salto, e falando o texto.
Comecei a passar mal. Minha pressão baixou, tive uma conjestão, pois havia almoçado há 1 hora (esse foi um erro grave de minha parte).Meu estomago embrulhou, minha vista escureceu, fiquei tonto. Me sentei na cadeira e falei o texto com improvisações em cima do que estava sentindo. O diretor percebeu que eu estava passando mal. Demos uma pausa. Deitei no chão até melhorar.
Após ter passado , nos sentamos, discutimos novamente a dramaturgia do texto.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Processo de Montagem "O Condenado" 2º Encontro
Alguns fragmentos do livro foram sendo adicionados ao texto de "O condenado". O diretor já havia feito isso antes, trazendo uma parte do texto reescrito e íamos discutindo e acrescentando ao mesmo tempo.
Enquanto ator, eu ia assimilando cada palavra, cada dica. Em minha cabeça, passam mil coisas, mil intenções. Começa-se entao a contrução de meu personagem, de sua personalidade. Muitas idéias surgiram nesse encontro.
Processo de montagem "O Condenado" 1º Encontro
O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à cultura.
Escrevi um texto sobre um homem que já matou pessoas e roubou um banco. Em seu país, ele foi condenado à cadeira elétrica. O texto é um monólogo.
Nosso processo de construção, começou em um primeiro encontro que aconteceu na tarde do dia 11.12.2012 nas dependências do Grande Hotel em Goiânia.
Eu e o diretor fizemos uma leitura branca do texto. Ele me disse que não gostava do texto, mas gostava da idéia. Pediu autorização para que pudéssemos reescrevê-lo. Claro que autorizei.
O diretor me disse que eu tenho uma tendência de julgar meus personagens, devo deixar que o público os julgue. Preciso apenas interpretá-los, defendê-los.
Ele me passou algumas referências de filmes e livro para que eu pudesse iniciar a construção , ei-los:
- Livro: O Processo - Kafka
- Filme: O Processo , O Silêncio dos Inocentes
Conversamos um pouco sobre o personagem canibal de "O Silencio dos Inocentes".
Assim, terminou nosso primeiro encontro.
sábado, 3 de novembro de 2012
Peça Didática de Bertolt Brecht
domingo, 2 de setembro de 2012
O CORPO
O que é TEATRO DE ANIMAÇÃO
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Uma esquete simples e cômica
segunda-feira, 25 de junho de 2012
O segredo do teatro
Cia Novo Ato
sábado, 2 de junho de 2012
TRABALHO EM EQUIPE
Não tem como trabalhar se existe mágoa e falta de respeito dentro da equipe. Pois é necessário a cumplicidade entre todos.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Exercício Teatral ( Foco)
2) Andar pelo espaço. E entregue uma bolinha de borracha para uma das pessoas. Essa pessoa continua andando e lança essa bolinha para outra dizendo o nome da pessoa na hora de jogar. E assim sucessivamente. Vão andando pelo espaço e jogando a bolinha para outros dizendo os nomes. Acrescenta mais uma bolinha e depois outra.
O Ator precisa sempre ter seu foco na cena. O foco ajuda na intenção em se realizar algo em cena. Mantendo o foco, o ator interpretará com verdade. Eliminando muita sujeira em cena.
Iniciando a aula
sábado, 24 de março de 2012
Comentários: Espetáculo "Desamor"
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Início de um processo
A grande maioria começa pela escolha do texto que será encenado, depois reúne o elenco , faz uma leitura em conjunto, divide os personagens e manda decorar. Depois já marca o primeiro ensaio.
O resultado quase sempre é trágico! Os alunos abandonam o grupo durante o processo, muitos não dão conta de interpretar o personagem recebido e tudo se complica.
Primeiramente, é preciso entender que para se interpretar é necessário que o elenco passe por um "processo de construção". É importante que o professor escolha uma linha de algum estudioso de teatro como Stanislavski, Grotowsky, Viola Spolin, Boal, etc. Estude o processo escolhido, também estude com o grupo. Deixe o processo prático fluir, construa um corpo, uma inspiração, uma verdade em cada ator. Você verá que o processo será mais proveitoso e agradável, com menos desistências.
Ministrei recentemente uma oficina temática com técnicas de Commedia dell´Art, foi muito legal! Os alunos amaram e o resultado foi surpreendente. É muito importante você estudar algum autor de teatro.
Agora lembre-se: "O Processo é sempre mais importante do que o produto final!!!!!"
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Valorização do Professor de Teatro
O professor de teatro é visto , como um professor inferior, já que a disciplina também é vista como brincadeira e distração. Isso dá-se pela falta de conhecimento dos gestores escolares e pela falta de capacitação dos proprios professores de teatro, que desconhecem sua real importancia no meio social, como agente de transformação.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Link do site da Letícia: http://www.leticialuccheze.com/erroeacertonoespacocenico.htm
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Final de ano se aproxima. Muitos professores de teatro precisam apresentar alguma montagem teatral de final de curso. Os donos de escola cobram isso. Mas, o professor de teatro deve atentar que o mais importante para o aluno não é a montagem final, e sim o processo. A montagem é uma consequencia do processo. É preciso que isso fique bem claro. E deve ser sempre explicado para os diretores da escola. No semestre passado, em uma turma de teatro, nós construímos um espetáculo. Trabalhamos o processo, o corpo-voz, etc. Mas o produto final não ficou muito bom. Mas deixei bem claro que o processo de construção foi um dos mais satisfatórios que já presenciei!
Um produto final tem sua importância, mas a preocupação principal de uma oficina teatral não deve ser ele.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
VOZ E MUSICALIDADE NA FORMAÇÃO DO ATOR
Técnica Vocal ou Atitude Vocal?
sábado, 30 de julho de 2011
TEATRO: EMOÇÃO ACESSÍVEL
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Morte Corporal
terça-feira, 12 de julho de 2011
Eternidade

sexta-feira, 8 de julho de 2011
INSPIRAÇÃO
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Artista Criador
Ator indisciplinado
domingo, 3 de julho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Comentários do espetáculo:"O Jogo do Poder"
Aos amigos de todo o Brasil que acessam meu blog todos os dias, aos alunos e amantes do teatro:
Fui ao teatro na noite de 3º Feira assistir ao “Jogo do Poder” com Ivam Lima. Entrei no teatro e a ribalta estava fechada. Foram longos 15 minutos de espera. Ao soar do último sinal, as luzes da platéia começaram a diminuir e permaneceram acesas, não se apagaram totalmente.
Achei estranho,pois esperava uma escuridão e o abrir da ribalta majestosamente.
O ator entra e se coloca no proscênio com a ribalta fechada e começa um diálogo com o público. Claro, que houve depois de um certo tempo, o abrir da ribalta, mas o espetáculo foi iniciado com um diálogo que estabelecia uma intimidade do ator para com o público.
O texto é lindo. Poético e bastante reflexivo. Durante o espetáculo, meus pensamentos foram levados à diversos pontos de reflexão sobre a vida, minha vida e sobre mim.
Ivam Lima mostrou mais uma vez o quão foi escolhido por Deus para esta missão que se chama “teatro”.O ator estava lindo, impecável, todo seu romantismo e felicidade nos contagiava à cada instante.
Após o espetáculo, enquanto público, saí dali com uma imensa vontade de assistir mais peças, chegando a ser uma fissura. Enquanto ator, o espetáculo “O Jogo do Poder” me fez refletir sobre minha profissão: ser ator não é uma profissão e sim um sacerdócio. Saí dali com uma vontade imensa de atuar! E enquanto dramaturgo, ao assistir o espetáculo, à todo momento minha inspiração se aguçava, e mil e uma idéias novas me sobrevieram.
Com certeza “O Jogo do Poder” está entre as melhores e poucas montagens de 2011. Um espetáculo que deve percorrer todo o país.
Para os profissionais de teatro: após o espetáculo, sua vida nunca mais será a mesma!
Obrigado Ivam Lima, pela noite maravilhosa e inspiradora que você nos proporcionou!
Jaime Júnior
Ator, Diretor, Professor e Dramaturgo
Cia de Teatro Paz em Cartaz
Graduado : Bristol University College – Theatre
Fall River – MA EUA
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Montagem de Espetáculo - Recuperação
quarta-feira, 25 de maio de 2011
CORPO E MOVIMENTO
O corpo é capaz de fazer uma série ilimitada de ações e movimentos que são sentidos
na vida e em nosso cotidiano como pular, comer, andar, chutar, abraçar, acenar, coçar etc.
(pense, observe no seu cotidiano e anote no seu diário).
As ações corporais criam formas e desenhos no espaço, tamanhos e distâncias,
direções e orientações, volumes e vazios. Relembrando as qualidades do movimento – peso,
tempo, espaço e fluência – pode-se combiná-las em oito ações básicas que nos proporcionam
conhecer e explorar diferentes ritmos, improvisar, aprender a criativamente, elaborar novas
frases e explorar as parcerias na construção de frases coreodramatúrgicas. São elas: socar,
pressionar, torcer, açoitar, flutuar, espanar, deslizar e pontuar. Várias maneiras de exploração
das ações básicas possibilitam a construção, conhecimento e ampliação de seus movimentos
e capacidade refinada de reconhecer suas qualidades. Através de jogos e da ludicidade,
poderemos conhecer profundamente nosso corpo.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Construção de uma cena - Montagem de Espetáculo

Em Montagem de Espetáculo, para montar uma cena eu estive observando o mundo por muitos dias. Atento em tudo que acontecia ao meu redor.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
O QUE SIGNIFICA SER UM "ATOR PROFISSIONAL"?

quinta-feira, 17 de março de 2011
"Ele não transformou água em vinho!"

TEATRO: MINHA PAIXÃO
Pesquisa : Montagem do Espetáculo IV

Literatura de cordel é um tipo depoema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados comxilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel Acesso em: 17.03.2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
OLHAR COMO O DIRETOR
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
MONTAGEM DE ESPETÁCULO i - UFG
domingo, 26 de dezembro de 2010
SUPER DICA
http://meuteatro.blog.terra.com.br/
Peças para vários temas. Super legal!!!!!
TEATRO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO
A dramatização proporciona condições para o crescimento do eu e do outro. Quando o indivíduo, enquanto sujeito, participa de atividades teatrais, adquire a oportunidade de se reconhecer e redescobrir-se dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, criativa e humana. Legitima os seus direitos dentro desse contexto e estabelece relações entre o individual e o coletivo. Dessa forma, aprende a ouvir, a acolher e a desenvolver opiniões próprias, respeitando, porém, as diferenças culturais, sociais, sexuais e pessoais.
O TEATRO PROCURA O POVO!

Existem , na história do teatro, momentos e situações em que o teatro parece explodir, prorrompendo das estreitezas das salas e do ofício para derramar-se no exterior e englobar tudo o que de necessidades ou de formas expressivas encontra no exterior. Parece adquirir uma grande potencialidade em acolher e veicular o que de diferente ou de festivo uma sociedade for capaz de liberar. Tudo parece possível no teatro.
O teatro não se dirige nem ao público de teatro nem a um grupo de espectadores: procura o povo.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Teatro em escolas - Evasão

terça-feira, 28 de setembro de 2010
O problema dos braços no teatro
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Apenas talento
domingo, 8 de agosto de 2010
PEÇAS PARA O POVO!
UM DIA COM LEANDRO HASSUN

Com certeza foi um dia inesquecível!!!!
Deus te abençoe Leandro!!!!!
Um dia de ZORRA TOTAL!
domingo, 1 de agosto de 2010
TEATRO PARA CRIANÇAS: TÔ FORA!

Atores, iluminação, música, dança, expressão corporal, máscaras, figurinos, cenários, são elementos que compõem esse mundo maravilhoso. Qualquer mensagem pode ser bem expressada através do teatro, assim, este se torna uma poderosa arma de comunicação.
Visualizar faz com que retenhamos maior porcentagem do que está sendo mostrado. Por isso, o teatro deve ser praticado em escolas, igrejas, creches, etc. O teatro informa, diverte e desenvolve habilidades a nível psicológico e motor.
Hoje, os atores se multiplicam por todo o mundo. As universidades de teatro estão lotadas de alunos que anseiam atuarem nos palcos. Mas, o grande problema é encontrar pessoas para trabalhar com o teatro infantil.
Trabalhar com crianças não é brincadeira!
É um trabalho árduo e exige algo além de talento, algo além de conhecimento, algo além de simples habilidades artísticas!
Onde encontrar pessoas para trabalhar com crianças? Autores que escrevam peças infantis? Coreógrafos que criem danças infantis? Diretores que tenham talento para dirigir crianças? Enfim, esse é o principal obstáculo enfrentado pelas instituições que se dedicam ao trabalho com crianças.
Embora sejam raros, posso garantir que esses profissionais existem. Pessoas que se dedicam a trabalhar com crianças, usando o ingrediente principal desse sacerdócio... o amor!
FRAGMENTOS DE STANISLAVSKY
“Durante cada segundo que estivermos no palco, a cada momento do desenrolar da ação da peça, temos de estar conscientes, ou das circunstâncias externas que nos cercam ou de uma cadeia inferior de circunstâncias que foram imaginadas por nós mesmos, a fim de ilustrarmos nossos papéis.”
segunda-feira, 26 de julho de 2010
A origem da expressão "merda" no teatro
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.
Portanto, merda a todos.
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
Código do texto: T953424
OUTRA TESE PARA “MERDA”:
Para quem não sabe: MUITA MERDA PRA VOCÊ! Ou apenas Merda! É assim que os atores e personas do mundo teatral desejam sorte um para o outro. Por mais que seja engraçada essa forma de querer o bem, esta frase, nascida na França de Molière, o berço do teatro moderno, vem sendo repetida a séculos por todo o mundo. Sua conotação de bonância partiu da grande quantidade de escrementos deixada pelos equinos que puxavam as carruagens que por sua vez levavam os nobres para apreciar os espetáculos teatrais, e quanto mais carruagens nos estacionamentos perante ao teatro, mais merda espalhada ao final do espetáculo e desse modo a enorme quantidade da mesma representava o quanto foi concorrido o evento daquela noite. Ao passar do tempo, a cada início de temporada o mais esperado entre os artistas envolvidos era exatamente muita merda espalhada por todo o redor do teatro, e assim foi se criando o hábito de desejar: MERDA! Se assim é, desejamos aqui para nossa nova coluna dedicada ao teatro exatamente isso, MERDA! aprenderam?