quinta-feira, 5 de abril de 2012

Iniciando a aula

Os alunos ou atores, quando chegam para fazerem uma aula de teatro, chegam com a cabeça cheia de coisas do dia a dia, de problemas e pensamentos mil. E como começar uma aula dessa forma? Com a cabeça cheia de coisas? É necessário que haja um momento de desaceleração dos pensamentos. Uma nova respiração, um relaxamento das tensões do corpo, dos músculos. 
É preciso que se faça exercícios de relaxamento, respiração, a ponto de que os alunos entrem em um estado de relaxamento total. Só assim, é possível ter uma aula, ou um ensaio bastante produtivo. 
Abaixo, alguns exercícios para início de um processo:

1) Pedir que os alunos deitem com as costas no chão, diminua a luz, ou deixe tudo escuro. Peça para que sintam sua respiração. Que sintam o oxigênio percorrendo todo o corpo.  E peça para que vá relaxando os pés, as pernas, as coxas, o abdomem, os ombros, a boca, as bochechas, a testa, etc. Colocar música suave de fundo. 

2) Pedir para que os alunos bocejem e se espreguicem. Soltando sons pela boca. 

3) Fazer os procedimentos do tópico 1 e após, pedir que os alunos pensem em detalhes como foi o dia anterior, ou do ultimo natal, ou do ultimo reveilon, etc. Vai direcionando, desde os despertar até o deitar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário