terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Processo de montagem "O Condenado" 5º encontro



Meu “preparador de elenco” sempre começa o ensaio com alongamentos pesados. Esses alongamentos que envolvem muitas posições orientais, nos trás uma tonicidade incrível.  Percebo o quanto sou sedentário. Concentro minha atenção nas dores que sinto, nos músculos que estão sendo trabalhados e na respiração.
Tive um problema com a formação dos meus pés. Sinto muitas dores, principalmente quando corro.  Todo esse processo realizo descalço. Confesso que isso me trás um grande desconforto, particularmente , não gosto.
Incrível como num processo cênico o simples sentar e levantar de uma cadeira, algo que fazemos milhões de vezes ao longo de nossa vida, se torna difícil  O problema é que fazemos tudo sem verdade, mecanizado. No palco, tudo tem um sentido, tem uma intenção. 
Hoje, o diretor me pediu para sentar e levantar de uma cadeira sem os apoios que realmente utilizo. Os novos apoios à serem utilizados me impuseram limites. Ou seja, não consegui me levantar. Incrível! E é algo fácil, meu diretor realiza esse movimento com muita facilidade.
É preciso entender que possuímos um centro de energia, que fica na região do abdome. Um grande referencial pode ser o umbigo. Exercitamos muito isso durante o processo. Arriscamos algumas palavras do texto, mas algo superficial. Ficamos muito tempo nas intenções do sentar e levantar da cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário