Olá professores! Está na hora de começar um grupo de teatro na sua escola? Bem, vamos lá então!
A grande maioria começa pela escolha do texto que será encenado, depois reúne o elenco , faz uma leitura em conjunto, divide os personagens e manda decorar. Depois já marca o primeiro ensaio.
O resultado quase sempre é trágico! Os alunos abandonam o grupo durante o processo, muitos não dão conta de interpretar o personagem recebido e tudo se complica.
Primeiramente, é preciso entender que para se interpretar é necessário que o elenco passe por um "processo de construção". É importante que o professor escolha uma linha de algum estudioso de teatro como Stanislavski, Grotowsky, Viola Spolin, Boal, etc. Estude o processo escolhido, também estude com o grupo. Deixe o processo prático fluir, construa um corpo, uma inspiração, uma verdade em cada ator. Você verá que o processo será mais proveitoso e agradável, com menos desistências.
Ministrei recentemente uma oficina temática com técnicas de Commedia dell´Art, foi muito legal! Os alunos amaram e o resultado foi surpreendente. É muito importante você estudar algum autor de teatro.
Agora lembre-se: "O Processo é sempre mais importante do que o produto final!!!!!"