domingo, 26 de dezembro de 2010

SUPER DICA

ACESSEM ESSE ENDEREÇO PARA TEXTOS TEATRAIS!
http://meuteatro.blog.terra.com.br/
Peças para vários temas. Super legal!!!!!

TEATRO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO


O teatro desde o surgimento do homem, sempre existiu como forma de manifestação cultural. Enquanto linguagem artística desenvolvida inicialmente pelos gregos, passou pelos rituais primitivos, concepções religiosas, entre outras, até chegar ao teatro clássico, como conhecemos no mundo ocidental, com atores, cenários e personagens a serem representados, ou seja, o espaço cênico como forma de cultura, demonstração e criação. Essa linguagem artística exige de maneira completa a presença humana: o corpo, a fala, o gesto. Além disso, manifesta a necessidade de expressão e comunicação individual e coletiva.

A dramatização proporciona condições para o crescimento do eu e do outro. Quando o indivíduo, enquanto sujeito, participa de atividades teatrais, adquire a oportunidade de se reconhecer e redescobrir-se dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, criativa e humana. Legitima os seus direitos dentro desse contexto e estabelece relações entre o individual e o coletivo. Dessa forma, aprende a ouvir, a acolher e a desenvolver opiniões próprias, respeitando, porém, as diferenças culturais, sociais, sexuais e pessoais.

O TEATRO PROCURA O POVO!


O palco é qualquer lugar onde haja espaço para uma representação. Esse é o espaço cênico. Muitos profissionais acham que o cenário é indispensável fazer cenários que retratavam os lugares onde se passava a história do teatro, como numa floresta, num palácio ou um ambiente de uma casa. Esses cenários são chamados de cenários realistas. Mas também tem muitas pessoas de teatro que acreditam mais na imaginação e os cenários são feitos com elementos que apenas sugerem o ambiente da história.
Existem , na história do teatro, momentos e situações em que o teatro parece explodir, prorrompendo das estreitezas das salas e do ofício para derramar-se no exterior e englobar tudo o que de necessidades ou de formas expressivas encontra no exterior. Parece adquirir uma grande potencialidade em acolher e veicular o que de diferente ou de festivo uma sociedade for capaz de liberar. Tudo parece possível no teatro.
O teatro não se dirige nem ao público de teatro nem a um grupo de espectadores: procura o povo.